Funções sintáticas
Função sintática é o papel que os elementos de uma frase exercem no seu interior, levando em consideração as relações existentes entre eles.
Predicado Verbal- É constituído por um verbo de que por si só pode constituir predicado seguido ou não de complemento.
Exemplos:
O aluno estuda.
A Maria leu o livro.
O João telefonou à namorada.
Predicado Nominal- É constituído por um verbo copulativo ou de significação indefinida, isto é, que necessita de ser acompanhado de um nome, um pronome, um adjetivo, um advérbio, que se refere ao sujeito, completa a sua significação.
Exemplos:
O chocolate é saboroso.
O Miguel continua doente.
A tua mãe está bem. Verbos Copulativos: Ser, estar, aparecer, continuar, ficar, parecer, permanecer, etc...
- Predicativo do Sujeito- É a função sintática, desempenhada pela palavra ou expressão que se junta aos verbos copulativos ou de significação indefinida.
Ex: O Paulo parece triste.
- Complemento Direto- É a palavra ou palavras que designam o objeto sobre o qual recai diretamente a ação significada pelo verbo.
O quê?
Construí uma casa. O quê?
Os Portugueses difundiram a língua por toda a parte.
O quê?
Amo a honestidade.
- Predicativo do complemento direto- Alguns verbos pedem, além do complemento direto, uma palavra ou expressão equivalente que, completando a sua significação, qualifica aquele complemento.
Exemplos:
Encontrei-o pensativo.
Considerava-o como um filho.
- Pedem predicativo do complemento direto os verbos transitivos (quando estiverem na voz ativa):Achar, chamar, considerar, nomear, declarar, denominar, torna…
- Complemento Indireto- É a palavra ou expressão que designa a pessoa ou coisa sobre a qual indiretamente recai a ação expressa pelo verbo.
Exemplos:
A quem?
Emprestei- lhe um livro.
A quem?
Dou aula aos alunos.
- Complemento Circunstancial- designa uma circunstância ocasional da ação do verbo. de modo : Lê com atenção. de lugar: Nasceu em Lisboa. Vou para Paris.