Funções orgânicas
Um hidrocarboneto é, no campo da química, um composto orgânico totalmente formado por átomos de hidrogénio e de carbono. Os hidrocarbonetos aos quais tenha sido retirado um átomo de hidrogénio formam o grupo funcional dos hidrocarbilos. Outros géneros de hidrocarbonetos incluem os arenos (hidrocarbonetos aromáticos), os alcanos, os alcenos, os cicloalcanos, e os alcinos. A maioria dos hidrocarbonetos com origem natural pode ser encontrada no petróleo, no qual a matéria orgânica decomposta gera uma abundância de átomos que podem catenar-se de modo a formarem cadeias praticamente sem limites.
Tipos de hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos são classificados, segundo a terminologia da IUPAC para o campo da química orgânica, da forma seguinte:
Os hidrocarbonetos saturados (ou alcanos) são os mais simples deste tipo de compostos, sendo constituídos na sua totalidade por ligações simples e encontrando-se saturados com hidrogénio. A sua fórmula geral é CnH2n+2 (tendo em conta estruturas não-cíclicas). Os alcanos são a base dos combustíveis produzidos a partir do petróleo, podendo existir sob formas lineares ou ramificadas. Os hidrocarbonetos com a mesma fórmula molecular mas diferentes fórmulas estruturais são designados como isómeros estruturais. Tal como pode ser percebido pelo exemplo do 3-metil-hexano e dos seus homólogos maiores, os alcanos ramificados podem ser quirais. Os hidrocarbonetos saturados de tipo quiral constituem as cadeias laterais de biomoléculas como a clorofila e o tocoferol.
Os hidrocarbonetos insaturados possuem uma ou mais ligações duplas ou triplas entre os átomos de carbono. Os que possuem ligações duplas são designados como alcenos, sendo a fórmula para as moléculas com uma ligação dupla CnH2n (assumindo que se trata de uma estrutura não-cíclica). Os que têm ligações triplas chamam-se alcinos, e contam com a fórmula geral CnH2n-2.
Os cicloalcanos são hidrocarbonetos que contêm um ou mais anéis de carbono aos quais os