Eng. elétrica
Página 1
1 MODULAÇÃO DIGITAL
1.1 Modulação com portadora trem de pulsos
O trem de pulsos periódico é um sinal de natureza discreta, que tem como características a amplitude, a largura e o período.
D
A = amplitude
D = duração
A
T = período
T
A partir da figura vista acima, vê-se que podemos variar três componentes do trem de pulsos para imprimir uma informação. Assim, variando amplitude, período ou a duração do pulso, podemos "modular" a informação de acordo com a variação do sinal modulador (que contém a informação).
As técnicas de modulação por pulsos recaem em duas categorias: Na primeira, as características físicas de cada pulso são modificadas de acordo com o sinal de entrada (PAM,
PWM, PPM). Na segunda, o sinal a ser enviado é codificado em uma série de dígitos binários para então ser transmitido (PCM, DPCM, DM).
•
a) variando características físicas dos pulsos: PAM (Pulse Amplitude
Modulation = modulação na amplitude dos pulsos); PWM (Pulse Width
Modulation = modulação na largura dos pulsos); PPM (Pulse Position
Modulation = modulação na posição dos pulsos). Ver figura.
Modulação digital - PCM
Página 2
A
Sinal analógico original
A
Sinal PAM
A
Sinal PWM
A
Sinal PPM
•
b) codificação dos pulsos em dígitos binários: PCM (Pulse Code Modulation = modulação em código de pulsos); DPCM (Diferential PCM = PCM diferencial);
DM (Delta Modulation) = modulação delta).
A modulação padrão para transformar o sinal analógico (voz, por exemplo) em um sinal digital para ser transmitido através de linhas digitais é o PCM (G.711), e será visto com maiores detalhes a seguir.
1.2 A modulação PCM
O objetivo da modulação PCM é fazer com que um sinal analógico possa ser transmitido através de um meio físico com transmissão digital. O equipamento que faz esta tarefa é conhecido como CODEC, que é uma contração das palavras coder / decoder, similarmente ao modem (modulador / demodulador).
O