Funções orgânicas e Isomeria.
Daila Lima da Silveira.
Funções orgânicas e Isomeria.
Nilópolis
2014
Daila Lima da Silveira.
Funções orgânicas e Isomeria.
Trabalho orientado pelo Professor Luis Antônio da disciplina de Química.
Nilópolis
2014
Índice
Funções Orgânicas ______________________________ página 4.
Tipos de Função orgânica __________________________página 4.
Isomeria _________________________________________página 6.
Justificativa _______________________________________página 9.
Referência _______________________________________ página 9.
Funções Orgânicas:
Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Assim, o metano (CH4) é um composto orgânico, mas o ácido carbônico (H2CO3) não.
As moléculas orgânicas podem ser sintetizadas por organismos vivos (sendo assim, naturais) ou em laboratório (artificiais). Entretanto, a definição inicial da química orgânica baseava-se na condição de que apenas seres vivos podiam produzi-las: sendo essa teoria derrubada pelo químico Friedrich Wöhler através da síntese artificial de uréia(orgânica) a partir de cianato de amônio (inorgânico).
Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica.
As principais Funções orgânicas são:
Hidrocarbonetos
São compostos constituídos por, apenas, átomos de carbono e hidrogênio. Sendo essa função composta por uma ampla gama de combustíveis (metano, propano, acetileno). Metano
Álcoois
Os álcoois são constituídos por radicais de