Funções orgânicas e aplicações
Matéria: Química Orgânica I
Professora: Eliz Bueno Torres
Nome(s): Patrick Asafe Macedo Souza
Turma: Bm131
Data: 20/01/2013
Alcanos
1– O Propano quando comburente vendido como combustível, ele também é chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), que é uma mistura de propano com pequenas quantidades de propileno, butano e butileno, mais etanotiol como odorizante.
2– O Butano está presente em nosso gás de cozinha, ou gás liquefeito de petróleo (GLP).
3– O Octano possui vários isómeros, sendo o mais famoso deles o 2,2,4-trimetilpentano, geralmente chamado isooctano, por ter sido selecionado como ponto de referência 100 para a escala de octanagem, utilizada na fabricação de gasolinas.
Alcenos
1– O Propeno tem como principal uso a produção de polipropileno. É também é usado como combustível em vários processos industriais, devido ao fato de ter uma chama mais quente que a do propano (por produzir menor massa após combustão).
2– O 1-Buteno tem como principal uso a síntese do 1,3-Butadieno.
3– O 1,3-Butadieno é utilizado para a produção da borracha artificial.
Compostos Aromáticos
1– O Naftaleno era usado antigamente como agente anti-traça, hoje é um composto de partida para a produção de muitos produtos químicos, como o ácido ftálico, ftalatos, corantes, plásticos, solventes e derivados halogenados da naftalina (inseticidas, fungicidas e impregnantes para madeira)
2– O Antraceno é oxidado para produzir antraquinona.
3– A Antraquinona é um produto básico para muitos corantes (como a alizarina), inseticidas, conservantes, entre outros.
Halogenados
1– O Triclorofluormetano é utilizado como “gases refrigerantes” de geladeira e propelentes em aerossol como desodorantes e inseticida.
2– O Diclorometano foi utilizado em indústrias alimentícias na produção de café descafeinado como solvente para extrair a cafeína
3– O Triclorometano é usado como solvente na extração e purificação de antibióticos,