Funções Organicas
Funções Oxigenadas
Funções oxigenadas são aquelas que além de carbono e hidrogênio têm o oxigênio como componente. As funções oxigenadas resultam em produtos que podem ser utilizados pela indústria para a fabricação de uma grande gama de produtos. São funções orgânicas oxigenadas: os alcoóis, os fenóis, os aldeídos, as cetonas, os ácidos carboxílicos e os ésteres.
Alcoóis
São compostos orgânicos que possuem, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ou oxidrilas (-OH) ligados a carbonos saturados (que apresentam somente ligações simples) . Suas utilizações mais comuns são como combustíveis, esterilizantes, solventes e bebidas.
Os alcoóis podem ser classificados em primários, secundários e terciários, de acordo com o carbono em que a hidroxila encontra-se ligada, assim sendo, se a hidroxila está ligada a um carbono primário, o álcool é primário e assim respectivamente.
Os alcoóis são nomeados da seguinte maneira de acordo com a IUPAC: prefixo que indica o número de carbonos na cadeia, mais o prefixo
Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Assim, o metano (CH4) é um composto orgânico, mas o ácido carbônico (H2CO3) não.
As moléculas orgânicas podem ser sintetizadas por organismos vivos (sendo assim, naturais) ou em laboratório (artificiais). Entretanto, a definição inicial da química orgânica baseava-se na condição de que apenas seres vivos podiam produzi-las: