Funções Organicas: Cetona
Cetona
Cetonas são substâncias orgânicas onde o grupo funcional carbonila se encontra ligado a dois átomos de carbono. A propanona é a forma mais simples de uma cetona, ela é usada na obtenção de solvente de esmaltes, resinas e vernizes, é mais conhecida pela denominação de acetona, veja sua estrutura: O ║H3C ─ C ─ CH3
A Acetona se apresenta como um líquido de odor irritante e se dissolve tanto em água como em solventes orgânicos.Na indústria alimentícia, as cetonas possuem uma importante utilização: extração de óleos e gorduras de sementes, as plantas usadas neste processo são o girassol, amendoim e a soja. Cetonas podem ser usadas para extrair cocaína das folhas de coca, daí o porquê de seu uso ser restrito e fiscalizado por órgãos da polícia federal.As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.
O nome oficial desse composto não é acetona. Vamos descobrir qual é o seu nome, aprendendo as regras de nomenclatura para cetonas estabelecidas pela IUPAC:
Assim, considerando a molécula da acetona, temos o seguinte: O ║H3C ─ C ─ CH3→ propanona
3 átomos de carbono = prop ligações simples entre carbonos = an grupo funcional cetona = ona
Nesse caso não é necessário numerar a cadeia carbônica porque não há outra possibilidade de localização para a carbonila. Se o oxigênio viesse ligado a qualquer dos outros carbonos, não seria mais uma cetona, mas sim um aldeído, porque viria na extremidade, em carbonos primários.
Isso também ocorre no caso da butanona, que sempre sairá do carbono 2: O ║H3C ─ C ─ CH2 ─ CH3: butanona
Mas, em outros casos, faz-se necessário realizar a numeração da cadeia, sempre começando da extremidade mais próxima do grupo