Funções inorgãnicas
O mundo mineral é formado principalmente por substâncias denominadas inorgânicas. Observou-se que grupos dessas substâncias tinham comportamentos químicos semelhantes. Esses grupos receberam o nome de Funções Inorgânicas. São aquelas constituídas por todos os demais elementos químicos que constituem os ácidos, bases, sais e óxidos, estudados pela química inorgânica.
As principais funções químicas inorgânicas dos ácidos, bases, sais e óxidos são encontrados em nosso cotidiano e também em nosso organismo. O ácido clorídrico é um dos elementos do suco gástrico, encontrado no estômago, a soda cáustica é constituinte de produto de uso doméstico para desentupir pias e utilizadas para fabricar o sabão; o sal de cozinha é constituído pelo cloreto de sódio e a cal viva, utilizado na construção civil e também na culinária, é constituída pelo óxido de cálcio.
Ácidos mais comuns no nosso cotidiano são o ácido acético - vinagre, ácido cítrico - frutas cítricas.
Os ácidos estão presentes em nosso dia-a-dia, como por exemplo: a laranja, o limão e as demais frutas cítricas contém ácido cítrico, a bateria de um automóvel contém ácido sulfúrico, o vinagre contém ácido acético, o ácido clorídrico é constituinte do suco gástrico no estômago, o ácido nítrico é utilizado para produzir explosivos como o TNT.
De um modo geral os ácidos são tóxicos e corrosivos, portanto deve-se evitar contato com a pele, ingeri-los ou respirá-los. Definição Segundo Arrhenius;
Ácido é todo composto molecular que, em solução aquosa, se ioniza, produzindo exclusivamente como cátion o H3O+ (hidroxônio).
No entanto, o cátion Hidroxônio (H3O+) pode ser representado por H+:
CLASSIFICAÇÃO DOS ÁCIDOS
Inorgânicos ou minerais - são de origem mineral e dividem-se em hidrácidos e oxiácidos.
Quanto à presença de oxigênio na molécula
I Hidrácidos – não possuem oxigênio;
Oxiácidos – possuem oxigênio;
Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis
Monoácidos (ou monopróticos) –