Funções do farmacêutico na drogaria
Por se tratar de um estabelecimento que comercializa medicamentos, torna-se obrigatório a presença do farmacêutico; da abertura ao fechamento do estabelecimento. Por isso, o farmacêutico é um profissional fundamental na promoção de saúde de um bairro, cidade e até mesmo de um estado.
Ainda hoje, existem pessoas que tem dúvidas sobre qual a função do farmacêutico na drogaria, desconhecem este profissional que em muitos países fazem a diferença para que aja uma saúde de qualidade da população.
Há atividades específicas e burocráticas, todas de extrema importância para a oferta de qualidade dos produtos comercializados em tais estabelecimentos. Uma das principais atividades de um farmacêutico em uma drogaria é a orientação ao usuário sobre o uso do medicamento adquirido ou recebido.
Nenhuma pessoa deve sair da drogaria com dúvidas de como utilizar corretamente o seu medicamento (Por quê? Como? Quanto? Ou Quando?). Perguntas básicas e que surgem com muita frequência em uma drogaria, devem ser respondidas com muita autoridade e conhecimento. Interações entre medicamento e alimentos, atividades físicas e cuidados na exposição ao sol (alguns medicamentos causam fotosensibilidade), também fazem parte das duvidas que possam surgir e que também são de responsabilidade do bom farmacêutico responde-las.
Na área burocrática, o farmacêutico é, teoricamente, “os olhos da vigilância sanitária dentro da drogaria”, ele é responsável por tudo que é comercializado, daí surge o termo “responsável técnico”, respondendo com o proprietário do local em caso de infrações.
O farmacêutico é o profissional que deve estar atento ao estoque, para não correr o risco de comercializar