estágio drogaria
1. -INTRODUÇÃO
Medicamento é produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnostico, mas se usado de forma errada pode trazer sérios problemas para saúde causando intoxicações, alergias entre outras complicações podendo levar a óbito nos casos mais graves. (MOTA, D. M.; MELO, J. R.F.; FREITAS, D. R. C.; MACHADO, M., 2005).
No Brasil o acesso a maioria dos medicamentos não exige um controle rigoroso por causa de uma legislação antiga e com falhas, mas isso nos dias de hoje vem mudando para melhor. Uma das mudanças que aconteceram é a obrigação da presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias em todo o período que permanecerem abertas, melhorando a dispensação, a administração dos medicamentos e tirando dúvidas dos pacientes quanto ao uso. Uma das principais funções do farmacêutico entre tantas dentro de uma drogaria e o auxilio ao paciente quanto à automedicação, que é quando o próprio paciente escolhe o medicamento que ira utilizar como tratamento de uma enfermidade, caracterizando a atenção farmacêutica que tem um caráter clínico atendendo a padrões de qualidade pré-estabelecidos em uma gestão clínica de saúde, e assumindo um compromisso sanitário em uma população definida em busca do atendimento das necessidades individuais de cada paciente em relação aos medicamentos (Cassyano Januário Correr;Orenzio Soler;Michel Fleith Otuki, 2011).
Os farmacêuticos alem de ser o ultimo profissional a ter contato direto com o paciente dando início a sua parte da atenção a saúde desempenha outros papéis dentro de uma drogaria que não deixam de ser muito importante também, como o treinamento técnico dos funcionários e supervisão em todo o atendimento prestado, faz aplicação de medicamentos injetáveis, cuida de toda parte burocrática referente regularização de farmácias e drogarias junto a ANVISA e supervisiona tudo relacionado a medicamento dentro dos estabelecimentos