Funções de linguagem
São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
Elementos da comunicação:
emissor - emite, codifica a mensagem
receptor - recebe, decodifica a mensagem
mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor
código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem
canal - meio pelo qual circula a mensagem
referente - contexto relacionado a emissor e receptor
Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação.
- Função emotiva ou expressiva - a mensagem é centrada nas opiniões e emoções do emissor. Geralmente usa-se a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. O texto é pessoal, subjetivo.
Características:
- Discurso em 1a pessoa;
- julgamentos subjetivos;
- interjeições com valor emotivo;
- entonações características (oral);
- figuras literárias e criações literárias.
Exemplos: biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.
No texto: “Ah! Perdi a tramontana! Agarrei a garrafa que estava na minha frente e abri a cabeça da santa criatura com uma pancada horrível! De nada mais me lembro. Ouvi um berro, um clamor. Senti o pânico em redor de mim e corri para a rua como um ébrio. Foi quando...”
( Monteiro Lobato – “CIDADES MORTAS” – p. 91)
Na propaganda: Quando o comercial é feito através do testemunho de pessoas conhecidas publicamente (artistas, desportistas, empresários e profissionais de destaque), que querem expressar suas opiniões em relação ao produto ou serviço anunciado. “Nesse produto eu confio.”
- Função referencial ou denotativa - a mensagem é centrada no receptor, o objetivo é informá-lo. O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações. Geralmente usa-se a 3ª pessoa do singular.
Características:
-