Funções de linguagem
1 Objetivo do Trabalho 3
2 Referencial Teórico 4
2.1 Função Referencial ou Denotativa 4
2.2 Função Emotiva ou Expressiva 4
2.3 Função Conativa ou Apelativa 4
2.4 Função Metalinguística 5
2.2 Função Fática 5
2.2 Função Poética 5
3 Abordagem 7
Campanha Escolhida 7
4 Resultados e Discussão 8
5 Considerações Finais – Teoria Funcionalista 9
Referências Bibliográficas 28
1 Objetivo do trabalho
O objetivo desse trabalho consiste em estudar as funções da linguagem relacionadas à uma propaganda comercial veiculada, que atinge um público alvo, determinando sua objetividade e importância para a população.
2. Referencial Teórico
2.1 Função referencial ou denotativa
Transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta.
Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais.
Por exemplo: “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. O Popular, 16 out. 2008.
2.2 Função emotiva ou expressiva
O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
Por exemplo: “Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de