Funções da OMC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM LINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ADMISTRAÇÃO DE EMPRESAS
THAÍS DA COSTA FARDIN
PAPEL DA OMC
CARIACICA
2013
THAÍS DA COSTA FARDIN
PAPEL DA OMC
CARIACICA
2013
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 2
2 - OMC 3
2.1 - Histórico 3
2.2 - Definição 4
2.3 - Estrutura 4
2.4 - Funções da OMC 5
2.5 - Objetivos 6
2.6 - Princípios norteadores 6
2.7 - Dificuldades 6
2.8 - O Brasil na OMC 7
3 - CONCLUSÃO 7
4 – REFERÊNCIAS 8
1 - INTRODUÇÃO
A partir do crescimento de transações comercias em nível mundial e do intenso processo de globalização de capitais, mercadorias e da própria produção, surge a necessidade da criação de organismos internacionais e órgãos financeiros que possam regular as disparidades econômicas e comerciais existentes no mundo.
Apesar de todos os países às vezes agirem em pleno consentimento ou em conjunto, sempre os desenvolvidos conseguem exercer pressão sobre aqueles de menor desenvolvimento.
Diante desses fatores, torna-se relevante a implantação de uma organização que avalie as relações comerciais e que possa zelar pelo interesse de países que sofrem pressões e que, em vários casos, ficam prejudicados.
E em 1 de janeiro de 1995, foi criada a OMC (Organização Mundial do Comércio) que buscou a liberalização comercial, baseada em dois princípios básicos: da não discriminação e do tratamento nacional. Esses princípios, devem se ajustar às necessidades de todos os membros, sejam eles países desenvolvidos ou países em desenvolvimento.
2 - OMC
2.1 - Histórico
Antes da instauração da OMC existia o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) que foi implantado a partir de 1947 para estabelecer o livre comércio, no entanto, não havia uma consideração em relação às disparidades existentes entre os países, dessa forma, todos os tributos de