Funções da medula
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................4
2. ANATOMIA DA MEDULA ESPINHAL ..........................................................................5
1. INTRODUÇÃO
A medula espinhal possui duas funções principais na manutenção da homeostasia: propagação do impulso nervoso e integração da informação. Os tratos da substância branca, na medula espinhal, são vias expressas de propagação de impulso nervoso.
Ao longo desses tratos, impulsos sensitivos provenientes dos receptores fluem em direção ao encéfalo para os músculos esqueléticos e para outros tecidos efetores. A substância cinzenta da medula espinhal recebe e integra a informação que entra e que sai.
Neste trabalho serão especificadas as funções motoras e as sensitivas, e os reflexos medulares, enfocando nos efeitos da propagação desses impulsos e os respectivos efeitos que deles decorrem sobre músculos e órgãos, sendo eles autônomos ou voluntários.
2. ANATOMIA DA MEDULA ESPINHAL
Medula significa miolo e indica o que está dentro. Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentro do canal vertebral. A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem, entretanto, ocupa-lo completamente. No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher. 2.1 Forma e Estrutura da Medula | As intumescências medulares correspondem às áreas em que fazem conexão com as grossas raízes nervosas que formam o plexo braquial e lombossacral, destinados à inervação dos membros superiores e inferiores respectivamente. A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas. A intumescência cervical estende-se dos segmentos C4 até T1 da medula espinhal e a intumescência lombar (lombossacral) estende-se dos segmentos de T11 até L1 da medula