funções da imagem
Teoria das Mídias
DIÉGUEZ, Rodríguez. Las funciones de la imagen em la enseñanza, Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 1977
Funções da imagem
A função motivadora é utilizada em geral por professores e educadores, quer com as imagens fixas, presentes nos manuais ou recorrendo a meios de projeção, quer com as imagens animadas, recorrendo a sistemas de projeção em ecrãs (cinema e televisão). Com elas pretende-se despertar a curiosidade e interesse dos discentes para os conteúdos cognitivos que vão constituir os objetivos da aula.
Funções da imagem
A função vicarial
tem como objetivo permitir apresentar, de uma maneira indireta, elementos da realidade, que não podem ser observados in loco. Em vez do recurso à descrição verbal de determinados aspectos da realidade, susceptíveis de serem decodificados e deturpados pela fraca capacidade descritiva das palavras ou pela imaginação, a apresentação da imagem do objeto permite uma captação visual das suas características, acabando a apresentação verbal que eventualmente possa acompanhar a observação da imagem por constituir um meio de orientação e de reforço daquilo que se observa.
Funções da imagem
A função catalisadora utiliza-se a imagem como forma de provocar uma experiência didática, a fim de facilitar a aprendizagem, em virtude do poder que tem de reorganização do real. Esta utilização é antiga no ensino; já Comênio utilizava este recurso de organização artificial dos elementos através da imagem, para facilitar a aprendizagem, a análise e a relação entre os fenômenos.
Funções da imagem
A função informativa visa a apresentação de uma série de elementos, tendo em vista fornecer informações concretas sobre eles, coincidindo em parte com a função vicarial. A imagem constitui o suporte didático principal, sendo as palavras um complemento ou reforço da informação, desempenhando um papel redundante.
Funções da imagem
A função explicativa é também