função poética da linguagem
Todo texto apresenta várias possibilidades de leitura, as funções tem como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para determinado objetivo. Daí o fato de enfatizar algum recurso ficar a cargo da capacidade criativa do autor ou emissor da mensagem.
O estudo sobre as funções da linguagem, requer antes de apresentar sua tipolologia, no processo de comunicação e as interações das mesmas no dia a dia, conforme o papel recorrente a que se presta, lembrar que todo processo comunicativo é centrado nesses elementos, para então ser compreendida a verdadeira mensagem
Com os elementos da comunicação temos a geração e interelação dos variados diálogos das funções (bastante utilizados nos vestibulares e no enem), que são conhecidas como:
Função referencial;
Função emotiva;
Função conativa;
Função fática; Função metalinguistica;
Função poética;
Função da linguagem poética
É aquelacentralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música e algumas propagandas. a função poética enfatiza a elaboração da mensagem de modo a ressaltar o significado e produzir um efeito artístico, alguns dos tipos de recursos de linguagens usados são metáforas, antíteses, hipérboles, aliterações, etc. alguns exemplos da função poética são:
(musica)
Índios
Legião Urbana
Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha
Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano de chão
De linho nobre e pura seda
Quem me dera ao menos uma vez