Função inorganica
Das substâncias existentes em todo o mundo 95%, aproximadamente, são de materiais inorgânicos.
Assim como você experimenta uma determinada fruta e a classifica em ácida, doce, amarga, essa parte da química classifica as substâncias e as subdivide em grupos distintos. Essa característica das frutas de apresentarem determinado sabor, diz respeito à sua classe inorgânica pertencente. Várias frutas, como o limão, por exemplo, são cítricas, ou seja, possuem em sua composição o ácido cítrico, sendo assim, se classificam como ácidas.
A química inorgânica apresenta suas substâncias classificadas conforme características físicas e químicas, ou seja, com propriedades semelhantes, são as chamadas funções inorgânicas que são divididas em quatro grupos:
- Ácidos – Quando são dissolvidos em soluções aquosas sofrem ionização liberando o Cátion H+. Exemplo: ácido acético, ácido clorídrico.
- Bases – São substâncias que, quando colocadas em soluções aquosas, liberam o ânion OH- através da dissociação iônica. Este íon OH- também é chamado de hidróxido. Exemplo: Hidróxido de sódio (NaOH), Hidróxido de magnésio Mg(OH)2.
- Sais – Todo composto que, em solução aquosa, sofre dissociação e libera pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Exemplos: Dicromato de potássio (k2Cr2O7), sulfato de cobre (CuSO4).
-Óxidos – Os óxidos são compostos binários, ou seja, são substâncias formadas por dois tipos de elementos. Exemplo: Óxido de cálcio (CaO), dióxido de carbono (CO2). chuva ácida
A chuva nada mais é do que um acúmulo de água nas nuvens que cai na terra na forma de gotas.
Essa água da chuva, naturalmente é um pouco ácida, devido a presença dos mais diversos gases na atmosfera que irão se misturar com essa água da chuva.
Na atmosfera é comum encontrarmos o dióxido de carbo ou gás carbônico(CO2), esse gás se dissolve em água e forma