Função Financeira
De acordo com Gitman (1997), a maioria das decisões empresariais são mediadas em termos financeiros, logo, o administrador financeiro desempenha um papel crucial na operação da empresa.
Visão Organizacional
À medida que a empresa cresce, a importância da função financeira conduz, em geral, a criação de um departamento próprio. Se as vendas ou compras internacionais são importantes para a empresa, ela poderá contar com um ou mais profissionais de finanças incumbido de monitorar e administrar sua exposição a perdas decorrentes de flutuação de cambio.
Relacionamento com a economia
Já que a maioria das empresas opera dentro da economia, o administrador financeiro deve compreender o arcabouço econômico e estar atento ás consequências dos vários níveis de atividade econômico e das mudanças na política econômica.
Fatores microecômicos
Os administradores financeiros consideram os efeitos de alterações nas condições de demanda, ofertas e preços sobre o desempenho da empresa. O entendimento da natureza desses fatores ajuda os administradores a tomarem as decisões operacionais mais vantajosas. Outrossim, os administradores podem determinar o momento propicio de emitirem ações, obrigações ou outros instrumentos financeiros. Os fatores econômicos não podem ser previstos com precisão e muitas projeções estão sujeitos a grandes erros. Todavia, os bons administradores financeiros sabem quando aumentar ou diminuir os preços.
Fatores macroeconômicos
As reações as mudanças das forças (macro) econômicas externas, tais como o aumento ou declínio da atividade comercial e alteração na legislação tributaria, influenciam as decisões tomadas por uma empresa. Logo, convém aos administradores engajarem-se no planejamento financeiro, pois, assim, eles estarão preparados, com diferentes alternativas,sob diferentes condições econômicos.
Decisões econômicas sazonais
Tomar decisões no momento adequado, em função das mudanças dos fatores