Função financeira
Como um todo, as atividades empresariais englobam recursos financeiros com objetivo de lucro, que são providos pelos proprietários e credores, os quais encontram-se aplicados em ativos utilizados na produção e comercialização de bens ou prestação de serviços, as receitas atingidas devem ser suficientes para cobrir os custos e despesas e alcançar os lucros desejados.
A função financeira abrange os ramos de atividades relacionadas com a gestão de recursos, que são responsáveis por tais recursos e a utilização dos mesmos, que contribuirão para o ótimo desempenho da empresa.
FLUXO DE FUNDOS
A percepção de cada parte dos elementos abrangentes na administração financeira facilitará muito através da descrição dos principais fluxos de fundos de uma empresa industrial. Em uma indústria é necessário investimentos em bens que formarão os meios de produção, que gerarão os produtos a serem colocados no mercado, são necessários também outros recursos, como a transformação da matéria-prima em produtos acabados provoca dispêndio com mão-de-obra e outros custos de fabricação e outras atividades são os pagamentos e outras despesas.
LEVANTAMENTO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS
Duas tarefas básicas são de grande importância para a função financeira:
• Levantamento de recursos – a responsabilidade da função financeira é envolver o suprimento de recursos para investimentos em projetos futuros.
• Alocação de recursos – diz respeito à alocação eficiente de recursos, buscando a ótima utilização dos fundos, para alcançar as metas desejadas.
LIQUIDEZ E RENTABILIDADE
• Liquidez – é a disponibilidade em moeda corrente, posse de títulos e valores conversíveis rapidamente em dinheiro, dependendo do tipo de aplicação a liquidez pode ser maior ou menor. “As empresas não podem prescindir do crédito concedido por seus fornecedores e pelas instituições financeiras”, a empresa deixando de pagar seus compromissos nos seus vencimentos, terá dificuldades