Função Estratégica
Segundo José Munhoz Maciel, docente da pós-graduação Gestão Estratégica de Pessoas do Senac Bauru, as pessoas são os verdadeiros diferenciais competitivos, por isso é preciso garantir a satisfação no ambiente de trabalho para, consequentemente, conquistar melhor rendimento profissional.
“Observa-se uma crescente preocupação das organizações com o chamado capital intelectual, ou seja, as pessoas. Na prática, a empresa quer o funcionário inteiro, e isso significa que ele deve estar bem fisicamente e psicologicamente”, diz.
Na busca do bem-estar, muitas empresas começaram a oferecer cursos e projetos que não estão vinculados à profissão dos funcionários, mas que têm o objetivo de auxiliar na vida doméstica e na busca por uma rotina mais saudável.
Entre as opções oferecidas, Maciel afirma que estão atividades físicas, como alongamentos antes do início do expediente, orientações de saúde, clubes de incentivo à leitura e até mesmo cursos para o controle de orçamentos domésticos.
Nathália Campos Zuquieri, analista contábil júnior, acha importante as empresas estimularem os funcionários com essas ações. No local onde trabalha, ela participa do clube do livro – biblioteca implantada para os funcionários poderem ter acesso à leitura e usufruir de momentos de lazer.
“É uma ideia muito interessante, pois estimula o hábito à leitura. Eu, por exemplo, não costumava ler com frequência, agora minha rotina mudou. Sempre pego alguns livros emprestados. Também podemos retirar filmes, alguns têm até fila de espera ”, conta Nathália.
Para Silvia Regina Ferreira, analista de recursos humanos da empresa onde Nathália trabalha, essas atividades são