Função dos Dentes
Nome: Patrick Alan de Jesus Luiz, Odontologia 1º Período. Incisivos
Os incisivos são os primeiros dentes a entrar em contato com os alimentos, e justamente com os lábios realizam a apreensão dos mesmos. Eles se encarregam de cortar os alimentos, funcionando do mesmo modo que as lâminas de uma tesoura. O grupo dos incisivos tem grande influência na estética facial, tanto decorrente da sua posição anterior, tanto na sustentação dos lábios. É um importante grupo de dentes no auxilio a articulações das palavras, pois os sons dento – dentais , linguo – dentais e lábio labiais dependem grandemente deles. Podem ser citados também como função dos incisivos: O ato de roer; a sua utilização como instrumento de trabalho (apreensão de instrumentos musicais;) como auxiliar de certas atividades, como apreensão e corte de objetos; e até mesmo como arma de ataque.
Caninos
A função principal dos caninos é de dilacerar os alimentos mais fibrosos e resistentes, que necessitam de maior força mastigatória para corta- los. Isto é possibilitado pela morfologia dos caninos que apresentam uma coroa que funciona como uma ponta dilacerante e uma raiz forte e robusta. Assim como os incisivos, os caninos podem ser utilizados na apreensão e no corte de objetos ou mesmo como arma de ataque ou defesa.
Pré – Molares
Pode se dizer que os pré-molares possuem tanto a função de dilacerar os alimentos quanto a de triturá-los. Isto ocorre porque o primeiro pré-molar, que se situa logo após o canino, apresenta um alongamento de cúspide vestibular, semelhante ao canino, auxiliando-o na função de dilaceração. Já o segundo pré-molar que se situa mais próximo aos molares, apresenta uma forma coronária mais semelhante a estes, adaptada para a função de trituração dos alimentos.