ESTUDOS DAS CARACTERISTICAS DENTAIS DO ARCO SUPERIOR
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA OCLUSÃO
JOÃO DE SÁ DA SILVA NETO
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DENTAIS DO ARCO SUPERIOR PERMANENTE
Maceió
2014
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DENTAIS DO ARCO SUPERIOR PERMANENTE
Observa-se que o estudos das características dos dentes é complexa por abranger diversas peculiaridades estruturais de cada dente. Esses são multifacetados por apresentar formatos complexos caracterizando os seres humanos plexodonte, tamanho variados e funções diferentes, atributo dos heterodontes.
Geralmente, os humanos possuem dois arcos dentários, um superior e outro inferior, com a presença de 16 dentes em cada arco. A arco superior, assim como a inferior apresentam dois dentes incisivos centrais, dois incisivos laterais, dois caninos, dois 1º pré-molares, dois 2° pré-molares, dois 1° molares, dois 2° molares e dois 3° molares. Além do mais, cada dente é particularmente enumerado baseado na localização em que se encontra, apresentado em seguida.
O presente trabalho busca explanar as características particular de cada dente que compõe o arco superior quanto a sua localização, forma, função e cronologia.
DENTES INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES PERMANENTE (11 E 21)
São os primeiros dentes após a linha mediana, direita (11) e esquerda (21). Apresenta-se mais largo no sentido mesiodistal e menos convexo na face vestibular em relação aos dentes anteriores, tendo uma aparência quadrada e retangular, sendo unirradicular. Delimitado pela borda incisal, face vestibular, face lingual com a presença de cíngulo e fossa lingual e cristas incisais, tendo como principal função cisalhar, cortar e perfurar alimentos durante a mastigação. A calcificação desses dentes se dá aos 3 a 4 meses, com a formação completa da coroa aos 4 a 5 anos, irrompendo aos 7 a 8 anos, com a término da formação radicular aos 10 anos.
DENTES INCISIVOS LATERAIS SUPERIORES PERMANENTE (12 E 22)