Características dos dentes e suas funções
A anatomia dentária é a parte da anatomia humana que estuda o órgão dental, ou seja, o dente e o periodonto, e outras estruturas relacionadas como ossos, músculos, lábios, língua, bochechas, artérias, vasos e nervos.
Constituído por tecidos perfeitamente diferenciados e de origem embrionária distinta, os dentes são órgãos duros, pequenos, mineralizados, de cor branca amarelada, implantados em ossos próprios, superior e inferior (maxilares e mandibulares) e compõem em seu conjunto o sistema dental.
As arcadas ou arcos dentários dividem a cavidade bucal em vestíbulo (região externa) e cavidade bucal propriamente dita (região interna).
Sobre os dentes devemos saber para que servem, como são, quais suas características, quantas dentições existem, quais são os grupos de dentes e qual a nomenclatura utilizada para identificá-los.
É importante saber que os dentes diferem entre si e de indivíduo para indivíduo. A mesma unidade dentária, em indivíduos diferentes, pode apresentar características diferentes, sendo elas a cor, o tamanho, a forma deste dente entre outros.
INTRODUÇÃO À ESCULTURA DENTAL:
Uma das funções da Odontologia é restabelecer forma e função de elementos dentais ou de segmentos dos arcos dentais, que foram, parcial ou totalmente, destruídos por causas diversas como trauma ou cárie.
A Escultura Dental é a área da Odontologia que visa prover o profissional de uma das ferramentas necessárias à realização deste trabalho: a reprodução fiel da forma anatômica dos dentes naturais.
É através do profundo conhecimento anatômico que a Escultura Dental objetiva a reintegração do dente na fisiologia da mastigação e a sua harmonização estética no sorriso, utilizando os mais diversos materiais restauradores. 1
Além do conhecimento anatômico de cada dente, o estudo das relações funcionais dos dentes na cavidade bucal é de grande importância. No relacionamento de diferentes dentes dentro da mesma arcada, temos as relações