Teontologia
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA
(APOSTILA DE TEONTOLOGIA)
PASTOR EUDES LOPES CAVALCANTI
FACILITADOR
Uma Visão Panorâmica da Teontologia
1)
Etimologia da palavra teontologia
Theos – Deus; Onto – Ser; Logos – Estudo, tratado
Teontologia = Estudo acerca do ser de Deus
2)
Conceitos de Deus
a) “Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade” (Catecismo Menor de Westminster).
b) “Deus é Espírito, em si e por si infinito em seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; todo-suficiente, eterno, imutável, insondável, onipresente, onipotente, onisciente; infinito em sabedoria, santidade, justiça, misericórdia, graça e longanimidade; cheio de toda bondade e verdade” (Catecismo Maior de
Westminster).
c)
“Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões, é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é verdadeiro galardoador dos que o buscam, e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo pecado; de modo algum terá por inocente o culpado”
(Confissão de Fé de Westminster).
3)
a)
A Prova da Existência de Deus
Argumento Cosmológico – Cada coisa criada no universo tem uma causa.
Essa causa só pode ser Deus.
b)
Argumento Ontológico – Há uma ideia inata no ser humano sobre a existência de um ser supremo que deve ser reverenciado e temido.
c)
Argumento Teleológico – Toda a criação revela inteligência, ordem, harmonia e propósito. Logo foi criada por um ser inteligente e capaz.
d)
Argumento Moral - O ser humano tem consciência errado e que é responsável por isso diante da divindade.
do que é certo e do que é
e)
Argumento Histórico – Todos os povos da