funçoes organicas
Grupos Funcionais (ou Funcionalidade):
• Um átomo ou grupo de átomos dentro de uma molécula que mostra um conjunto característico de propriedades físicas e químicas.
• Controlam a reatividade da molécula como um todo.
Formula molecular
A fórmula geral dos hidrocarbonetos é CxHy. Sendo que x representa o número de átomos de carbono e y é o número de átomos de hidrogênio.
Formula estrutural
Álcool
Definição: É compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados.
Grupo funcional
C OH
Nomenclatura do álcool:
Prefixo do número de carbonos (met., et, prop, but, …) + tipo de ligações (an, en, in, dien, …) + OL
- A numeração da cadeia principal começa da ponta mais próxima à hidroxila. Se a hidroxila estiver exatamente no meio da cadeia, a numeração deverá ser feita de acordo com a insaturação, e por último, pela ramificação.
Exemplos:
Met + an + ol = metanol (um carbono, ligação simples (na verdade, não há ligação entre carbonos, pois só existe um carbono no composto), OL, pois é um álcool).
Nomenclatura usual
A nomenclatura usual é bastante limitada, somente usada nos compostos que são comumente usados em laboratórios:
Álcool radical+ico
Exemplos:
• Álcool metílico (metanol)
• Álcool etílico (etanol)
• Álcool isopropílico (propanol-2)
Formula molecular
Formula estrutural
Aldeído
Conceito: Aldeído é todo composto orgânico que possui o grupo funcional – CHO – ligado à cadeia carbônica.
Nomenclatura
Como o grupo formilo só se apresenta nas extremidades das moléculas de aldeídos, não há necessidade de numerar o carbono no qual está ligado. Assim, devem-se nomear os radicais ligados à cadeia principal, nomear a cadeia quanto ao número de átomos de carbonos e à saturação das ligações, e completar com o sufixo “AL”. Exemplos: But + an + al = Butanal