funçoes inorganicas
Os Ácidos e as Bases: Um Pouco de História
O comportamento ácido-base é conhecido há muitos e muitos anos. A palavra ácido (do latim acidus) significa “azedo”, álcali (do árabe al qaliy) significa “cinzas vegetais”. Os termos ácido, álcali e base datam da Antiguidade, da Idade Média e do século XVIII, respectivamente. As teorias ácido-base, ou seja, as teorias que procuram explicar o comportamento dessas substâncias baseando-se em algum princípio mais geral, são também bastante antigas. Em 1789, Antoine-Laurent Lavoisier afirmava que "o oxigênio é o princípio acidificante". Em outras palavras, dizia que todo ácido deveria ter oxigênio. Entretanto, já nesta época, Claude-Louis Berthollet (1787) e Humphry Davy (1810) descreveram vários ácidos que não apresentavam o oxigênio, tais como o ácido cianídrico (HCN), ácido sulfídrico (H2S) e ácido clorídrico (HCl) As teorias de ácidos e bases que serão tratadas aqui datam do século XX: teoria de Arrhenius (1887), Brönsted-Lowry (1923) e de Lewis (1923). 3. Os Ácidos e as Bases: O Conceito de Arrhenius Svante August Arrhenius (1859-1927), químico, físico e matemático sueco, propôs, em 1887, uma teoria para explicar o comportamento de ácidos e bases. Segundo o conceito de Arrhenius, ácidos são substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons hidrogênio, H +, que, na presença de água, formam o cátion hidrônio (H3O+); e bases são substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons hidroxila (OH ).
Os Ácidos e as Bases: O Conceito de Bronsted-Lowry
De acordo com a teoria de Bronsted-Lowry, ácidos são doadores de prótons e bases são aceptoras de prótons. Vamos analisar um exemplo genérico:
HA + B --------= A - + BH sais podem ser obtidos através de reações de neutralização, que são as que ocorrem entre um ácido e uma base e que têm como produto um sal e água Óxidos são compostos binários, ou seja, formados por dois elementos distintos, dos quais o mais