funk ostentação
Orientador: Ricardo – Historia
Gabriel Henrique N°7
Rodrigo Kimura N°28
Victor Alamini N° 30
Introdução:
O funk vem ganhando espaço na sociedade atual, alguns anos atrás algo que era descriminalizado e de uma cultura exclusiva de periferias hoje já esta bastante diferente, se expandindo pelas diferentes classes. O funk ostentação, original de São Paulo, é um estilo musical que procura falar sobre valores materiais, como os carros que estão na moda, às roupas de marca, tudo que é de mais caro e que normalmente pessoas de periferia não tem acesso.
Nas músicas os “Mc’s” como são chamados, procuram passar uma idéia de que você precisa ter bens materiais para ser alguém na sociedade, essas idéias vão diretamente para seu principal publico que são os jovens de periferia e isso gera um enorme problema, pois os jovens não tem condições de possuir o que esta nas musicas. A influencia da musica nos jovens é enorme e alguns acabam sendo levado pelo lado errado, por exemplo tendo que roubar e fazer de tudo para conseguir os bens e fazer parte da sociedade. Em entrevistas os Mc’s já declararam abertamente que a idéia é que todos podem “ostentar” mas de uma maneira honesta, porem na pratica não é o que acontece.
Outro lado muito curioso é que pessoas de periferia não são aceitos pela elite, com o funk ostentação isso vem mudando bastante e quebrando algumas barreiras imaginarias que existem. O Mc Guime é o maior exemplo de um homem pobre, nascido na favela e que hoje mesmo sendo aceito ou não, chegou ao “sucesso” e consequentemente faz parte de uma elite. Os jovens a todo o momento tentam copiar esse feito e difundir isso que é a divisão por classes entre quem tem mais dinheiro e quem não possui.
Objetivos:
O nosso trabalho apresenta uma problemática bem simples, o funk esta influenciando a sociedade a um modo de pensar ou é a sociedade atual que influencia o funk a ser do jeito que é