Fungos
O que são fungos?
Fungos são seres eucariotos, podem ser heterótrofos: saprofíticos ou parasitas, podem ser encontrados: no solo, na água, em vegetais, em animais, em seres humanos e em detritos. Possuem grande importância na indústria e na medicina.
Fungos no ambiente
Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição. O restante dos sais minerais resultantes da decomposição fica no ambiente.
Desse modo, os decompositores colaboram na reciclagem de materiais no solo e na água e exercem um papel essencial nas cadeias e teias alimentares.
Importância econômica dos fungos
→ Nas indústrias alimentícias: Os fungos tem extrema importância na fabricação de alguns alimentos:
Produção de bebidas alcoólicas - A produção dos diferentes tipos de bebida alcoólica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação. Por exemplo, a fermentação da cevada produz cerveja, enquanto a fermentação da uva produz vinho. Depois da fermentação, certas bebidas passam por processos de destilação, o que aumenta sua concentração em álcool. Exemplos de bebidas destiladas são a aguardente ou pinga, obtida a partir de fermentado de cana-de-açúcar, o uísque obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saquê, obtido a partir de fermentados de arroz.
Produção de pães – As leveduras são fungos microscópicos utilizados desde a Antiguidade na preparação de alimentos e bebidas fermentadas entre outros alimentos. O levedo Saccharomyces cerevisiae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas fermenta açúcares para obter energia, liberando gás carbônico e álcool etílico. Na produção do pão é o gás carbônico que interessa;