FUNGOS
Apesar de todo desenvolvimento da Ciência, ainda hoje, poucas pessoas se dão conta do quanto intimamente nossa vida está ligada com a dos fungos e bactérias. Pode-se dizer que não passa um só dia sem que sejamos beneficiados ou prejudicados por estes seres vivos. Mas afinal, quem são eles? Como são? De que maneira se relacionam conosco? Qual a importância desses organismos para o homem e para o meio ambiente? São heróis ou são vilões? Será que dá para ver tudo o que está ao nosso redor? Não mesmo! O mundo está cheio de seres que, de tão pequenos, só ficam visíveis no microscópio. Os mais conhecidos são as bactérias,os fungos E você sabe quem é quem?
As bactérias existem há quase 3 bilhões de anos! O segredo do sucesso? Elas se adaptaram às condições mais variadas. Apesar da fama, nem todas são más. Enquanto algumas causam doenças, outras limpam a Terra, decompondo plantas e bichos mortos. Há ainda as que ajudam nosso organismo a funcionar Microvilões
Eles não se movem, não respiram nem sabem procurar comida. Por isso, sobrevivem apenas quando estão grudados nas células de outros seres vivos, causando doenças. Eles são formados por uma cápsula de proteína recheada de DNA, substância com informações genéticas para que o vírus faça cópias de si mesmo. Um dos mais conhecidos é o Influenza, vírus da gripe que se espalha pelo ar.
Parece uma planta com flores, mas este é o fungo usado na produção da penicilina
Décadas atrás, os cientistas acreditavam que os fungos eram vegetais. Na verdade, eles não têm nada a ver com as plantas – nem com os bichos. Esses seres formam um reino chamado Fungi e só se reproduzem em lugares escuros e úmidos.
Pode até parecer nojento, mas alguns fungos são comestíveis. É o caso do Penicillium roqueforti ,matéria-prima para a fabricação de queijos. Com um fungo do mesmo gênero se faz a