HEMODIN MICA 1
Instituto Técnico e Educacional Madre Teresa
Aluno: Paulo Silas Sousa Vitor
Turma: TR3 NOT (F) Professor(a): Tânia Melo
Data: 28/07/2014
INTRODUÇÃO
A Hemodinânica é responsável pelo estudo dos movimentos e pressões da circulação sanguínea. É uma das soluções mais eficazes para o tratamento das doenças cardiovasculares, baseado nessas informaçoes, este trabalho tem como objetivo principal estudar a hemodinâmica em sua definição, indicação clínica, área de atuação e equipe.
HEMODINÂMICA
É o capítulo da Fisiologia que estuda a circulação do sangue.
Pode ser separada em três grandes capítulos:
Hemodinâmica venosa
Hemodinâmica cardíaca
Hemodinâmica arterial
A hemodinâmica venosa é mais complexa pois não há uma bomba a criar um gradiente de energético para assegurar um fluxo sanguíneo . Assim o sistema venoso, sobretudo dos membros inferiores, está sujeito não só à energia hidrostática mas também à força da gravidade que favorecem a estase nas regiões de declive.
Graças a modernização e tecnologia, a hemodinâmica veio oferecer um tratamento altamente eficaz e minimamente invasivo, a pacientes com diversas patologias, que no passado necessitava de grandes cirurgias. Essas patologias, muitas vezes, são causadas por vida sedentária, consumo de gordura, açúcar, uso de cigarro e anticoncepcionais que combinadas e associadas causam um estrago enorme no organismo, depositando resíduos, enrijecendo, obstruindo, inflamando e rompendo vasos, veias e artérias. O resultado disso é o grande aumento dos números de derrames, AVCs, infartos, varizes, doenças circulatórias, obstruções de artérias e aneurismas.
A boa notícia é que a maioria desses casos podem ser solucionados pelas cirurgias minimamente