Fungos, Morfologia e Reprodução
Fungos unicelulares
As leveduras são fungos unicelulares não-filamentosos, caracteristicamente esféricas ou ovais. Reproduzem-se por brotamento e formam colônias pastosas ou cremosas.
Fungos multicelulares
As colônias algodonosas, aveludadas ou pulverulentas são formadas por fungos de organização multicelular, os fungos filamentosos. O corpo de um fungo filamentoso é composto de longos filamentos de células conectadas, as hifas. Quando elas são divididas em unidades celulares uninucleadas, são chamadas hifas septadas. Os septos possuem poros que fazem com que o citoplasma das células se comunique. Em algumas classes de fungos as hifas não têm septos e são denominadas cenocíticas .
Fungos dimórficos
Fungos que exibem forma de crescimento uni e multicelular. Apresentam forma de levedura in vivo e a 37ºC, mas quando cultivados a 25ºC apresentam forma filamentosa. Outros fatores que regulam o dimorfismo são a concentração de CO2 e pH do meio.
Reprodução assexuada
• Brotamento: A célula parental forma um broto na sua superfície externa. Á medida que o broto se desenvolve, o núcleo da célula parental se divide e um dos núcleos migra para o broto. O material da parede celular é então sintetizado entre o broto e a célula parental, separando-os. Algumas leveduras produzem brotos que não se separam e formam uma pequena cadeia de células chamada de pseudo-hifa ou pseudo-micélio.
• Fragmentação da hifa: As hifas crescem por alongamento das extremidades. Um fragmento quebrado pode se alongar para formar uma nova hifa.
• Esporos assexuais: Formados pelas hifas, quando germinam tornam-se clones do indivíduo parental.
Tipos de esporos assexuais
• Conidiósporo ou conídio: produzidos em cadeia na extremidade de um conidióforo.
• Artrósporo ou artroconídios: resultam da fragmentação de uma hifa septada células únicas, pequenas e levemente espessas.
• Blastoconídio: formados a partir de brotos de uma célula parental.
• Clamidósporo: formado