Fungos Conidiais
Muitos dos Fungos Conidiais possuem grande importância econônima. Os do gênero Penicillium dão a alguns queijos a aparência,sabor,odor e textura apreciados pelos gourmets.A imagem mostra oqueijo Gorconzola,feito com Penicillium roqueforti.
O molho de soja é produzido por fermentação da soja com Aspergillus Oryzae,um fungo conidial.Esse fungo também é importante nos passos iniciais da fermentação do saquê.
Trichoderma, um fungo comum nos solos, tem muitas aplicações comerciais. As enzimas que degradam celulose, produzida por Trichoderma, são utilizadas pelas indústrias de confecções para dar ao jeans o aspecto lavado. As mesmas enzimas são adicionadas na remoção da sujeira.
Em 1928, Alexander Fleming descobriu a penicilina, um antibiótico natural derivado de um fungo do gênero Penicillium, que revolucionou a medicina desde então.A penicilina se tornou um importante medicamento de grande eficácia no tratamento de doenças infecciosas de origem bacteriana.
Fungos Conidiais
Os fungos conidiais também são conhecidos como deuteromicetos ou Fungi Imperfecti. É um grupo artificial, pois as características da reprodução sexuada não são conhecidas ou não podem ser utilizadas como base principal de classificação. Baseado em características gerais, acredita-se que muitos fungos conidiais seriam ascomicetos e poucos seriam basidiomicetos ou zigomicetos. A maioria tem como característica fundamental a reprodução assexuada através da produção de conidióforos e conídios, que podem estar espalhados no micélio ou agrupados em outras estruturas.
Há muitos fungos conidiais de grande importância econômica. Podem causar doenças às plantas como as antracnoses. Aos seres humanos causam dermatoses (tinhas, pé-de-atleta) e intoxicações através de micotoxinas carcinogênicas (aflatoxinas) provenientes de fungos que crescem frequentemente sobre alimentos estocados. Também podem trazer diversos benefícios econômicos.