Microbilogia
1. Quais são as características do reino Fungi que o diferenciam de todas as outras formas de vida?
Existem características que ajudam a distinguir os fungos dos demais organismos que são: parede celular, substância de reserva, organização do corpo e padrão de reprodução. Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose.
2. De que tipo de organismo acredita-se que os fungos evoluíram?
Eles evoluíram de ancestrais unicelulares até uma profusão de complexidade e diversidade. Hoje estima-se que sete milhões de espécies de animais vivem na Terra, desde vermes tubícolas no fundo do oceano a elefantes se arrastando pesadamente pela savana africana. Seus corpos podem conter trilhões de células capazes de se transformar em músculos, ossos e centenas de outros tipos de tecidos e de células.
3. Quais são as características distintivas dos Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota?
Chytridiomycota: paredes celulares celulósicas, gametas flageladas.
Zygomycota: fundem gametângios para formar um zigoesporângio (órgão formado na reprodução sexuada dos fungos).
Ascomycota: produzem esporos num 'asco' (estrutura produtora de esporos).
Basidiomycota: produzem esporos num 'basídio' (estrutura produtora de esporos)
4. Que são leveduras e quais relações das leveduras com os outros fungos filamentosos?
As leveduras são fungos unicelulares não-filamentosos, caracteristicamente esféricas ou ovais. Como os fungos filamentosos, certas leveduras são benéficas, sendo utilizadas na produção de cervejas, vinho e bebidas alcoólicas em geral; na síntese de certas