Fundos de Investimento
INTRODUÇÃO
5
TIPOS DE FUNDO
7
VANTAGENS
8
FAÇA PERGUNTAS
10
CUIDADOS
11
REGULAMENTO E PROSPECTO
12
ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO
20
DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES
22
ASSEMBLÉIA GERAL DE COTISTAS
24
TAXAS
26
APLICAÇÃO E RESGATE
28
COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA
30
A FUNÇÃO DA CVM
35
JANEIRO - 2009
CVM - Fundos de investimento - Livro.indd 3
27/1/2009 10:17:53
IMPORTANTE
A regulamentação da CVM está sujeita a mudanças. Recomenda-se, assim, que os leitores busquem sempre as versões mais atualizadas das normas aplicáveis, todas disponíveis no Website da CVM: www.cvm.gov.br
CVM - Fundos de investimento - Livro.indd 4
27/1/2009 10:17:53
INTRODUÇÃO
O que são Fundos de Investimento?
Fundos de Investimento são condomínios constituídos com o objetivo de promover a aplicação coletiva dos recursos de seus participantes. São regidos por um regulamento e têm na Assembléia Geral seu principal fórum de decisões.
Os Fundos de Investimento constituem-se num mecanismo organizado com a finalidade de captar e investir recursos no mercado financeiro, transformandose numa forma coletiva de investimento, com vantagens, sobretudo, para o pequeno investidor individual.
Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituído sob forma de condomínio, destinado à aplicação em ativos financeiros, autorizado pela legislação específica.
Tais Fundos de Investimentos, através da emissão de cotas, reúnem aplicações de vários indivíduos para investimento em carteiras de ativos disponíveis no mercado financeiro e de capitais.
5
20
CVM - Fundos de investimento - Livro.indd 5
27/1/2009 10:17:54
Ao Administrador do Fundo compete a realização de uma série de atividades gerenciais e operacionais relacionadas com os cotistas e seus investimentos, dentre as quais a gestão da carteira de títulos e valores mobiliários.
Esta gestão da carteira do Fundo pode ser realizada pelo próprio