relatório fisico-quimica
O objetivo da experiência é estudar a separação das misturas, aplicando o método mais adequado, de acordo com as propriedades das substâncias. A experiência foifeita em laboratório, com supervisão e de acordo com as normas de segurança.
São quatro substâncias: areia, ferro, cloreto sódio (sal) e isopor. Que formam, de acordo com sua solubilidade, umamistura heterogênea.
O intuito era identificar as fases e, verificar possíveis mudanças e perdas dos componentes durante a separação.
2. Introdução teórica
Uma mistura é constituídapor duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas, portanto todas as substâncias que compartilham de um mesmo local constituem uma mistura.
Podemos dizer que praticamente todas assubstâncias encontradas na natureza ou até as produzidas pelo homem, não são substâncias puras, ainda que em pequenas proporções, sempre estão misturadas com outras. Dependendo do tipo de mistura, épossível escolher um método mais adequado para separação dos seus componentes individuais.
Os métodos de separação consistem em processos físicos, porém estão associados às aplicações químicas. Osmesmos, não alteram a natureza química das substâncias constituintes das misturas, isto é, não alteram as espécies químicas componentes da mistura.
Para misturas liquidas o ponto de ebulição émuito importante, pois cada substância tem um ponto de ebulição em temperatura diferente. Os líquidos são separados à medida que cada um dos seus pontos de ebulição é atingido. Inicialmente, separa-seo líquido com menor PE; depois, o de PE intermediário e assim sucessivamente até o líquido de maior PE.
3. Material utilizado
✓ Mistura (contendo areia 5g; limalha de ferro 10g; isopor 0,5g;cloreto de sódio 5g);
✓ Água deionizada
✓ Tripé;
✓ Tela de amianto;
✓ Bico de Bunsen;
✓ Quatro béqueres (dois de 250mL e dois de 100mL)
✓ Um funil;
✓ Garra;..