Fundição
Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica
FUNDIÇÃO
Processos de Prototipagem Rápida
Conceito de Prototipagem Rápida
Em determinada fase do processo de pesquisa e desenvolvimento de um novo produto, há necessidade de prever o comportamento real do projeto. Uma solução tradicional seria a construção de protótipos ou modelos reduzidos para ensaios em laboratórios, onde instrumentos de medição estrategicamente distribuídos coletariam dados de tensões, deformações, velocidades, forças, etc. Entretanto, a metodologia de construção e ensaio de diversos protótipos costuma consumir mais tempo e recursos do que seria o desejável, não sendo, portanto a solução ideal. O termo Prototipagem Rápida (RP) designa um conjunto de tecnologias que permite a geração de um modelo físico a partir de um modelo geométrico tridimensional feito em computador (CAD). As informações do modelo computacional são utilizadas para gerar o sólido, camada por camada, usando líquido, pó ou lâminas de algum material.
1
Objetivos da prototipagem rápida
Existem diversos processos ou métodos de prototipagem rápida, desenvolvidos a partir de técnicas distintas de criação dos protótipos. Cada processo tem características específicas, podendo-se considerar, entretanto, que os objetivos genéricos principais são os seguintes: • • • • • • • Testar intercambialidade; Analisar aspectos construcionais; Analisar montagem de conjuntos; Analisar aspectos de fabricabilidade; Testar colocação de pré-séries no mercado; Reduzir possibilidade de erros; Reduzir tempo total de projeto.
Análise de custos de um projeto
Abaixo pode ser vista uma análise de todo o ciclo de vida de um projeto genérico. Em vermelho é mostrada a contabilidade dos custos de cada uma das etapas do ciclo. Em Roxo, ao fundo, podemos ver a influência que cada etapa do ciclo tem sobre o custo total do projeto. É fácil notar que as etapas iniciais