Fundição
QUÍMICA NA INDÚSTRIA
METALÚRGICA
O enorme progresso alcançado hoje em dia a nível tecnológico deve-se em grande parte à evolução no domínio dos metais que se faz sentir desde os povos neolíticos. UMA BREVE HISTÓRIA DO METAL À
METALURGIA
A atual
sociedade encontra-se cada vez mais dependente dos metais (transportes, estruturas e ferramentas );
O primeiro contato com os metais se deu na era neolítica ( óxidos vermelhos );
O ouro, a prata e o cobre foram os primeiros metais a serem descobertos, dado que existiam no seu estado nativo;
Cobre
Cobre – localizados em minas.
A técnica de fundição foi descoberta ao acaso.
Para a obtenção do cobre puro era feito um aquecimento de 650 e 700 º C
Moldes e acabamentos: Vertia-se o cobre derretido em moldes talhados na própria rocha de onde haviam sido retiradas as peças de pedra. Os objetos eram moldados ainda sob o calor de fogueiras. O acabamento era feito por meio da fricção de pedras de superfícies variadas.
Transmissão elétrica e na telefonia.
BRONZE - NOVA ERA DE FORÇA E
DURABILIDADE
O bronze – liga de cobre e arsênio ou de cobre e estanho
Acredita-se que sua descoberta também tenha sido acidental: quando ferreiros lançaram ao fogo um minério de cobre que, por sorte, estava “contaminado” por arsênio ou estanho. A presença desses compostos aumentou bastante a durabilidade do cobre, fazendo do bronze um metal muito mais duro e resistente. A introdução do bronze surtiu tal efeito no mundo que é o marco definitivo para o fim da Idade da Pedra.
FERRO
MATÉRIA-PRIMA: Não há evidências claras de quando e de como sua extração foi descoberta. Mas, assim como seus antecessores, o ferro era retirado de depósitos e minas superficiais, só que, no seu caso, em escala muito maior.
FUNDIÇÃO: O minério de ferro era colocado junto com carvão numa forja. Mas, como as forjas não atingiam o ponto suficiente para fundir o ferro