Fundição
A fundição é muito utilizada por indústrias, pois com um mesmo molde podem se fazer inúmeras peças. A indústria automobilística é um exemplo a ser citado, ela utiliza desse processo para fabricar muitas de suas peças de carro, por exemplo, o bloco de motor de um carro. Como a indústria automobilística necessita de peças em grandes quantidades, o processo de fundição pode ser considerado o mais indicado para suprir essa necessidade. As vantagens de se utilizar a fundição são:
- o processo permite a produção em massa de peças com difíceis geometrias;
- Obtenção de dimensões mais precisas;
- Processo Econômico;
- O controle mais preciso de das propriedades mecânicas a serem utilizadas nas peças;
- Dependendo da peça não há a necessidade de usinar a peça posteriormente;
- Velocidade de produção.
O processo de fundição estudado por estre grupo foi a fundição por injeção ( ou Fundição sob- pressão).
A fundição por injeção não é muito diferente dos outros tipos de processos de fundição, ela basicamente consiste em injetar o metal liquido contido em uma câmara de injeção para a cavidade de um molde, por meio de um pistão o qual joga a pressão para injetar o metal.
O processo de fundição por injeção começa como qualquer outro processo de fundição, ele começa em aquecer o metal liquido, no caso o metal utilizado pela empresa MAGAL foi o alumínio, depois de aquecido o metal que no cadinho (parece uma panela) é feita a retirada das impurezas do metal liquido. O metal liquido é colocado em uma maquina que parece um funil e normalmente essa máquina contém uma espécie de peneira para filtrar as grandes impurezas do metal liquido, e em seguida é coloca-se o nitrogênio para as demais impurezas subirem e serem retiradas por um técnico.