Fundição de precisão
Depois do processo de retirada das rebarbas, ainda existem imperfeições e areia nas saliências e reentrâncias das peças, normalmente se faz uma limpeza através de escovas de aço manuais ou rotativas, além da utilização de lixas, ou jateamento, se for o caso.
Tratamento térmico[editar | editar código-fonte]
Depois de rebarbadas e limpas, as peças podem necessitar de tratamento térmico para rearranjo de sua estrutura interna. Esse tratamento é feito em fornos especiais que fazem a têmpera (endurecimento total ou superficial), ou revenimento, cementação (endurecimento de certas regiões das peças), normalização ou recozimento (para aliviar tensões internas).
Usinagem[editar | editar código-fonte]
Peças mecânicas dificilmente ficam prontas e acabadas após a sua limpeza, ainda necessitam, em alguns casos, serem usinadas e trabalhadas por máquinas ferramentas. A razão é a variação de forma e sobremetais necessários nos processos de fundição. Apenas componentes que não necessitam de tanta precisão, não precisam ser torneados, retificados, usinados ou manipulados em suas medidas.
Tratamentos térmicos nas peças acabadas[editar | editar código-fonte]
Alguns tipos de ferros fundidos, podem ser submetidos à tratamentos localizados de superfície, tal como; têmpera de borda em ferramentas de corte, ou mesmo em áreas que possuam raios em ferramentas de dobra, ou mesmo em superfícies que sofrerão severos atritos,este procedimento é aplicado para prolongar a vida útil dos fundidos,para aplicação deste procedimento é necessário submeter o material a uma temperatura de +ou- 800°C com auxílio de maçaricos e deixá-lo resfriar naturalmente ou seja na temperatura ambiente, para que se acentue uma dureza caracterizada no tipo de fundido que se está trabalhando.
Retífica[editar | editar código-fonte]
Após o tratamento térmico, algumas peças podem necessitar de um aumento de precisão em suas medidas. Muitas vezes se utiliza