Curso Tics
Ativ 1.7 - Reflexão em Diário de Bordo
Neste diário de bordo, quero anotar um pouco das atividades produzidas neste módulo I. No primeiro momento do curso fizemos uma reflexão da demanda “aprender” existente na sociedade atual. Qual seria esse aprender e, aprender para quê? Esta temática se deu em tono da necessidade em interagir com os recursos tecnológicos nas práticas educacionais.
Percebe-se então que esses novos recursos tecnológicos vigentes no mudo atual requer um novo modelo de ensino/aprendizagem. Vimos que, as práticas pedagógicas devem ser aplicadas de maneira interdisciplinar para que possa contribuir para que o aluno consiga fazer “ponte” entre o ensino aprendido na escola com suas vivencias diárias no meio em que vive.
Para tanto, as instituições escolares devem prover o acesso a essas novas tecnologias aos alunos de maneira a transformá-las em um saber significativo.
A reflexão seguinte, na atividade 1.2, se deu em torno da entrevista de Antonio Nóvoa realizada para Salto Para o Futuro em 13/9/2001. Assim, pudemos compreender que não é fácil ser nos dias atuais. As demandas existentes no mundo atual exigem cada vez mais novas adequações para dar sentido aos currículos escolares. O ensino de hoje não se limita apenas a alguns recursos ou classes sociais como o era no passado.
Diante dos avanços tecnológicos e das mudanças sociais, econômicas e culturais ocorridas nos últimos tempos em todo o mundo, o professor deve se atualizar para que consiga dar significância ao ensino/aprendizagem.
Na atividade 1.3, pude registrar minha reflexão sobre o vídeo de Ladislau Dowbor (2004), Educação e tecnologia. A partir do vídeo de Ladislau pude refletir em minha prática docente. Compreendi que, talvez, um dos motivos do "caos escolar" seria a não adequação das instituições escolares, bem como de seu corpo docente aos meios tecnológicos em suas práticas pedagógicas. Nem sempre os