Fundações
Estacas: esta é executada com o auxilio de ferramentas ou equipamentos sem que haja a movimentação do elemento acima em qualquer fase de execução, podendo ser constituída de madeira, aço, concreto, etc.
Tubulões: elemento cilíndrico de fundação profunda que ocorre movimentação apenas na sua fase final, podendo ser executado em céu aberto ou ar comprimido.
Caixões: elemento de forma prismática, concretado na superfície do terreno, e instalado por escavação interna.
As fundações profundas são normalmente utilizadas quando os solos não tem capacidade de suportar elevadas cargas, ou estão sujeitos a processos erosivos, e também, quando existe a possibilidade da realização de uma escavação futura nas proximidades da obra.
Fundação por estacas.
Classificação das estacas. É grande a variedade de estacas usadas como elemento de fundação nas obras civis, diferindo entre si pela execução e materiais que são construídos.
São vários os critérios pára a classificação das estacas. Que são: Efeito produzido no solo Grande deslocamento Pequeno deslocamento Sem deslocamento
Processo de execução
Estacas moldadas in loco
Estacas pré-moldadas Concreto Madeira Metálicas, etc.
Forma de funcionamento: Estacas de ponta: trabalham pela resistência de ponta Estacas de atrito ou flutuante: trabalham somente por atrito lateral desenvolvido no fuste Estaca mista
Formas de carregamento: Estacas de compressão Estacas de tração Estacas de flexão
Definições e métodos construtivos das estacas.
A seguir são apresentadas as definições, processos executivos, vantagens e desvantagens de alguns dos principais tipos de estacas empregadas no Brasil como elemento de fundação:
a) Estaca tipo Franki
Estaca