fundações
DIRETAS SIMPLES E ARMADAS
Conceito
• As fundações são elementos com função essencial em qualquer reestrutura. Seu principal objetivo é distribuir o peso da construção pelo terreno, transmitindo seu peso para o solo que a sustentará, para que não sofra rupturas no futuro ou eventos mais graves que inutilizem a obra. Divide-se em fundações diretas e indiretas.
Fundações diretas ou superficiais
• São fundações em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pela pressão distribuída sob a base da fundação e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a 2 vezes a menor dimensão da fundação; são as fundações mais baratas e de simples execução que existem na construção civil. Compreende os blocos, as sapatas associadas, os radiers e as vigas de fundação.
Blocos
• Os blocos - são elementos de fundação superficial de concreto, geralmente dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Armadura de um bloco de fundação. O bloco é uma peça imensa que tem por obetivo garantir a rigidez da base de um prédio, através de sua inércia e de sua base ampliada, considerada uma fundação superficial.
As sapatas
• São elementos de fundação de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não podem ser resistidas pelo concreto, de que resulta o emprego de armadura. Outra característica das sapatas é a sua pequena altura em relação às dimensões da base, são "semiflexíveis" que ao contrário dos blocos, que trabalham à compressão simples, as sapatas trabalham à flexão.
Fundação superficial conhecida como Sapata, no processo de desenforma.
• Sapata corrida - é o elemento de fundação que absorve as cargas da estrutura linearmente em toda a sua extensão, são usadas quando as cargas não são muito grandes e o solo é regularmente resistente.
Radiers
•