fUNDAÇÕES
Curso Técnico em Agropecuária
FUNDAÇÕES
Prof. Renato Lara de Assis
2º Semestre de 2012
Fundações
Todas as obras rurais começam pela escolha do terreno onde serão executadas. O terreno deve ser pouco inclinado, firme e seco.
Recomenda-se evitar grandes cortes e/ou aterros, obras de drenagem e fundações caras.
Fundações
As fundações são obras enterradas no terreno, com a finalidade de receber todas as cargas da construção, transmitindo-as, uniformemente, sobre o leito de fundação.
Por isto, as fundações devem ser resistentes e dimensionadas para as condições do local.
Nas propriedades rurais, alguns cuidados devem ser tomados: -Preferir terreno de natureza geológica boa, se possível, protegido de ventos dominantes da região;
-Evitar terrenos baixos, de lençol freático muito próximo à sua superfície;
-Escolher locais afastados de pontos insalubres;
-Terrenos turfosos e resultantes de aterro de lixo devem ser evitados, por serem fracos e úmidos, sujeitos à decomposição da matéria orgânica.
Fundações
A necessidade de enterrio das fundações se deve a duas razões: -Evitar o escorregamento lateral da construção
-Eliminar a camada superficial, geralmente composta de material em decomposição.
Leito da fundação: refere-se ao plano que se prepara no subsolo para o assentamento dos alicerces. O alicerce serve como ancoragem da fundação, e suporta as lajes, sendo feito até a altura do solo.
Fundações
Etapas de construção
As fundações de uma construção compreendem três itens essenciais: a marcação dos alinhamentos, as escavações e os alicerces: -Marcação dos alinhamentos: A locação da construção pode ser efetuada por meio de dois métodos:
Método dos cavaletes: Consiste em marcar a posição dos pilares e das paredes, cravando pregos em cavaletes de madeira, a fim de estabelecer os alinhamentos;
Método das tábuas corridas: é marcar a posição dos pilares e das paredes, cravando pregos em um contorno de