FUNDAÇÕES PROFUNDAS
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
TE3/14M-P
FUNDAÇÕES PROFUNDAS
MANAUS
2014
EDER CLEY FERNANDES DA SILVA
GUANAYNA SANDRELE BARRETO DE OLIVEIRA
JOÃO PEDRO MENDONÇA DE LIMA JUNIOR
LEONARDO BARROSO AMAZONAS
MARCELO SOUZA DE OLIVEIRA
PÂMELA THAMIRES COSTA DE SOUSA
FUNDAÇÕES PROFUNDAS
Trabalho ministrado pelo Professor Silvio Colares Filho para obtenção de nota do Módulo de Gerenciamento de Produções (Gestão e Educação Ambiental).
Manaus
2014
INTRODUÇÃO
A solidez de uma edificação depende, em primeiro lugar, de uma fundação bem dimensionada. Para isso, a engenharia já evoluiu a ponto de garantir que até as estruturas mais pesadas mantenham-se estáveis e, é claro, sem recalques consideráveis, mesmo em solo ruins. A variedade de sistemas,equipamentos e principalmente processos executivos é enorme, restando odesafio de identificar a maneira mais adequada de acordo com as peculiaridades da obra e do terreno.
São muitas as possibilidades quando se fala em fundações profundas – aquela cujo comprimento da estaca predomina sobre sua seção transversal,ou a camada de suporte está a uma profundidade maior que 2 m. Normalmente, a esse tipo de solução estão associadas às estruturas de grandes cargas ou características de solo superficial ruim. No entanto, solos com baixa capacidade de suporte em pequena profundidade também podem obrigar a utilização de fundações profundas até mesmo para uma casa ou um sobrado.
É importante destacar essa falsa idéia de que fundação profunda serve apenas para obras de grande porte. O que define o tipo desistema é conjunto: tipo de estrutura e característica do solo.
FUNDAÇÃO PROFUNDA
Segundo a NBR 6122/1996, define-se como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou pela combinação das