Fisica Recuperação
a) Temperatura: Temperatura é uma medida estatística do nível de agitação entre moléculas, relacionado com o deslocamento da energia cinética de um átomo ou molécula. Em Física, a temperatura está relacionada com a energia interna de um sistema termodinâmico.
b) Escalas termométricas: Escalas termométricas são escalas que permitem "medir" certa temperatura, relacionada, geralmente, com altura. Estas escalas são mais conhecidas como Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Para construir uma escala devemos primeiro escolher uma grandeza termométrica dinâmica. Uma grandeza termométrica dinâmica tem o comprimento semelhante a de uma coluna de mercúrio, com a pressão constante de um fio eletrodinâmico variante. A relação entre tais deve ser sempre nula e a temperatura estática deve ser tal que cada valor da mesma corresponda a uma única temperatura constante ou do mesmo nível. A medida de uma constante é feita de um corpo eletro dinâmico indireto. Pelo efeito provocado na grandeza, de variante passa a ser constante enquanto estiver em equilíbrio térmico com o corpo.
c) Dilatação Linear:
Vale destacar que o coeficiente de dilatação linear ( a ) é um número tabelado e depende de cada material. Com ele podemos comparar qual substância dilata ou contrai mais do que outra. Quanto maior for o coeficiente de dilatação linear da substância mais facilidade ela terá para aumentar seu tamanho, quando esquentada, ou diminuir seu tamanho, quando esfriada.
Dilatação Superficial: S = So( 1 + βΔt)
A dilatação superficial é aquela na qual ocorre variação na área do corpo. Inicialmente, a temperatura inicial é To e a placa tem área inicial So. Após ser aquecida por uma fonte de calor, a sua área ganha novas dimensões, ou seja, ela se expande em razão do aumento no grau de agitação das moléculas que a compõem. Agora com temperatura final t, a placa metálica passa a ter área final S.
Dilatação Volumétrica:
A dilatação volumétrica é um tipo