Fundação
Seja um edifício de múltiplos pavimentos, com dois subsolos (total 6,00m profundidade), no qual as cargas dos pilares nas fundações varia de 120 a 350 toneladas. Discutir possíveis alternativas para as suas fundações, sabendo que o terreno possui baixa capacidade de suporte na superfície e sendo dadas uma das seguintes condições adicionais:
1. Presença de lençol freático na cota – 9,00 m.
Possíveis soluções: Na presença de um terreno com lençol freático, as possíveis soluções indicadas são: executar as fundações com estacas dos tipos Hélice Contínua, Barrete, Pré-moldada, Strauss e Estaca Raiz.
Estaca Raiz: é uma estaca feita com um equipamento que possuí um trado helicoidal contínuo, que retira o solo conforme realiza a escavaco e injeta o concreto simultaneamente, utilizando uma haste central que se encontra nesse mesmo trado. Esse sistema pode ser empregado em praticamente todos os tipos de solo, exceto em locais onde existem blocos de rochas subterrâneos ou superficialmente expostos. Estacas muito curtas ou que atravessam materiais extremamente moles, também devem ter suas utilizações analisadas.
Estacas Barretes: são estacas executadas com equipamentos de grande porte que são escavadas abaixo no nível d’água até a profundidade do projeto, a escavação é preenchida com lama bentonítica simultaneamente à retirada do solo escavado.
Estaca pré-moldada: são estacas pré-moldadas propriamente ditas e são cravadas no terreno, podendo-se utilizar os seguintes métodos: percussão: é o método de cravação utilizando-se bate-estacas, porém o principal inconveniente desse sistema é o barulho produzido; prensagem: é utilizado onde há necessidade de evitar barulhos e vibrações, com macacos hidráulicos que reagem contra uma plataforma com sobrecarga ou contra a própria estrutura; vibrações: é um sistema empregado com um martelo dotado de garras, com massas excêntricas que giram em alta rotação, produzindo uma vibração de alta freqüência