Fundação
O intuito deste trabalho é abordar a importância da contabilidade, bem como a qualidade das informações fornecidas e geradas por ela levando em consideração um fator fundamental que é um dos meios para gerar a informação contábil que é a qualidade e padronização nos processos de entrada e saída de documentos, pois estes processos afetam diretamente um dos produtos finais que é o balancete.
Neste meu trabalho darei enfoque a empresa do Terceiro Setor, pois a empresa que trabalho é uma fundação. A Figura da filantropia, abraçada como bandeira pelas organizações sociais, tem origens muito remotas no mundo grego, e quer dizer humanitarismo ou amor à humanidade. Este amor é traduzido em ações sociais diversas visando o bem-estar da comunidade como: saúde sanitária, qualidade habitacional, educação, conscientização de coletividade, meio ambiente, etc. observando que se trata de ações sociais paralelas às do Estado e caracterizadas pela ausência de finalidade de lucro.
As instituições sem fins lucrativos tiveram origem na América do Norte onde a expressão Terceiro Setor nasceu da idéia de que a atividade humana é dividida em três setores: um primeiro setor(estado), em que agentes públicos executam ações de caráter público, um segundo setor(mercado), no qual agentes privados agem visando a fins particulares; e um terceiro setor relacionado às atividades que são simultaneamente não governamentais e não lucrativas.
Nas últimas décadas com o abandono total ou parcial em alguns serviços de responsabilidade do Estado fez com que aumentasse o número de entidades do Terceiro Setor complementando atividades que, constitucionalmente, deveriam ser atribuições do Estado, principalmente na Saúde, Educação e Assistência Social.
No Brasil a partir de 2003 com o novo Código Civil apresentou algumas modificações no seu texto sobre as organizações da sociedade civil, inserindo a expressão de fins não-econômicos, o que forçaria interpretações não-favoráveis ao perfil