fundaçoes
Departamento de Estruturas e Fundações
FEUERJ
PGECIV
FLUXO UNIDIMENSIONAL
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
QUESTÕES TEÓRICAS
1)
Porque no líquido a carga total é constante. Nos solos acontece a mesma coisa? Por que?
2)
As poro-pressões são calculadas multiplicando-se o peso da coluna d’água acima do ponto considerado. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Porque?
3)
É correto dizer que o piezômetro mede a altura do nível d’água do terreno? Porque?
4)
Quando 2 solos de permeabilidades diferentes são colocados em série, a vazão que passa através dos solos é idêntica (equação da continuidade). Em qual material ocorrerá a maior perda de carga: no solo de maior ou no de menor permeabilidade?
5)
Cite 3 fatores que influenciam o coeficiente de permeabilidade, explicando sucintamente.
6)
A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita através de ensaios de carga constante e carga variável, que podem ser realizados no campo ou no laboratório. Para determinação da permeabilidade de um solo argiloso, qual desses ensaios voce recomendaria? Porque?
7)
Porque em solos há uma perda de energia ao longo do processo de fluxo?
8)
O que é gradiente hidráulico crítico e em que situação o projeto deve contemplar a possibilidade de ocorrência de instabilidade hidráulica?
9)
Porque quando não há fluxo, a poro-pressão é calculada considerando somente a profundidade do ponto em relação ao NA e o peso específico da água.
10)
Como a umidade do solo interfere em sua condutividade hidráulica
pág. 1
Faculdade de Engenharia
Departamento de Estruturas e Fundações
FEUERJ
PGECIV
QUESTÕES PRATICAS
1)
Um ensaio de laboratório com permeâmetro de carga variável foi realizado para determinação do coeficiente de permeabilidade de uma amostra de solo (ver figura). Antes da amostra ser colocada no permeâmetro, verificou-se, durante a calibração do aparelho, que em face à resistência da