fundamentosteoricospraticosdeensinodecienciasnaturais
Aluno: Carlos Eduardo de Miranda Guedes 140660 / Grazzyella
Unidade: Cruzeiro
Exercícios de fixação:
1) Como podemos definir e conceituar Educação a Distância (EAD)?
De acordo com a legislação educacional brasileira, "educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação."(definição que consta no Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n. 9.394/96.).
É a evolução na educação no Brasil, sua legislação segundo o que rege a LDB. As tecnologias telemáticas que permitem uma rápida comunicação entre professores e alunos.
2) Qual o papel do professor e do aluno nesse novo modelo de educação?
Diretamente relacionada com as inovações tecnológicas, com as novas demandas sociais e com as novas exigências de um aluno mais autônomo, uma das questões centrais na análise da EAD, e talvez a mais polêmica, refere-se ao papel do professor nesta modalidade de ensino, chamado a desempenhar múltiplas funções, para muitas das quais não se sente, e não foi preparado.
O professor que atua na EAD trabalha com modelos e metodologias diferentes, mas, independentemente da modalidade em que atua, é considerado um profissional da educação, sem distinção no que diz respeito ao profissionalismo, tem seus compromissos enquanto docentes, mas, a atuação no ambiente virtual apresenta suas especificidades, ou seja, não será possível a um professor agir da mesma forma nessas duas modalidades de educação. Nesse sentido, o professor precisa se preparar para esses novos desafios e novos saberes que são impostos a ele no ciberespaço; um deles é a problemática levantada nesse trabalho sobre como é estabelecida a relação professor-aluno na modalidade de