FedEx
1. Qual é o conceito de logística que o autor apresenta no artigo? E de cadeia global de suprimentos?
Segundo o autor do artigo, logística é o conjunto de recursos e operações feitas para permitir o transporte de pessoas ou mercadorias com o menor custo e no menor tempo.
Ainda de acordo com o autor, os mercados do mundo estão hoje muito entrelaçados. Cerca de 80% dos produtos atravessam alguma fronteira nacional antes de serem consumidos ou empregados na fabricação de algum outro produto, e são as empresas de transporte globais que fazem essa ponte. Essa é a definição de cadeia global de suprimentos, empresas do mundo todo interligadas. 2. Por que cresceu o papel da logística à medida que avançou o processo de internacionalização do comércio?
À medida que o processo de internacionalização do comércio avançou, cresceu na mesma proporção o papel das empresas de logística. Uma fábrica localizada no interior do Canadá pode comprar insumos da Ásia e obter preços menores que aqueles pagos a um fornecedor instalado na esquina de sua rua. Essa é uma das razões pelas quais a logística está no centro dos debates de gestão empresarial.
3. Uma das primeiras coisas: foi colocar códigos de barras nas encomendas e escaneá-las para que pudessem ser rastreadas com rapidez e margem de erro próxima do zero. Segundo ponto: em 1994, quando a maioria das pessoas nem sequer ouvira falar em internet, a página www.fedex.com já oferecia rastreamento em tempo real e a possibilidade de agendar o recebimento de um pacote. Terceiro passo: Os veículos movidos a eletricidade tiveram nos pátios da FedEx sua primeira utilização rotineira de grande escala. A invenção pela qual ela será lembrada, porém, é o sistema dos centros de distribuição (hubs, em inglês). Ao criá-los, a empresa disciplinou o trânsito de mercadorias, dando origem ao que se pode chamar de estradas comerciais ao redor do planeta. Antes, um avião acabava de deixar uma carga em Moscou e de lá podia partir para qualquer